18 de ago. de 2011

Transar ou não transar? (Parte II)

Enfrentando as tentações!

Quem é o culpado?
Existem pessoas que se fazem de vítima quando caem em tentação, principalmente na área sexual, e a desculpa é sempre a mesma “A carne é fraca. Não consigo resistir à tentação!”, outra atitude muito comum é colocar a culpa em alguém, na maioria das vezes no Diabo, mas será que a culpa é 100% dele? NÃO!



Digamos que ele possui 50% de culpa em 1 Pedro 5: 8 diz “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar” , e quanto aos outros 50% de quem é a culpa? Os outros 50% de culpa é todo nosso, pois o Diabo nos tenta, mas nós só caímos quando decidimos ceder as tentações, veja em Tiago 1: 14 e 15 diz “Uma pessoa é tentando quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte”

Como vencer as tentações?

- “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – Tiago 4: 7
Neste texto podemos ver algumas atitudes que devemos ter diante das tentações, “sujeitai-vos a Deus”, isto é, a nossa força vem de Deus, a força humana nada pode nesses momentos, por isso devemos estar ligados ao Senhor. Depois podemos ver “Resisti ao diabo”, o essa é uma ordem possível de ser cumprido e a decisão de resistir depende de nós. Quando optamos por resistir veja o que acontece “ele fugirá de vós”, isso mesmo, se resolvemos obedecer a Deus o diabo bate retirada.

- “Fiquem firmes na fé e enfrentem o diabo, pois vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos” – 1 Pedro 5: 9
Pedro está nos incentivando a enfrentarmos a tentação com firmeza e não com moleza que muitos cristãos têm buscado resistir às tentações. Ele também nos consola dizendo que no mundo existem muitas pessoas passando pelos mesmos problemas, então não desanime, pois você não está sozinho nesta!

- “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” – Mateus 26: 41
A primeira instrução que Jesus nos dá é VIGIAR. O objetivo é identificar as armadilhas e fugir das tentações. Certa vez alguém disse “Eu não posso impedir que os passarinhos voem sobre a minha cabeça, mas posso impedi-los de fazer ninho sobre ela”, o mesmo cabe para as tentações, não posso impedir que elas passem por minha cabeça, mas posso impedir que elas façam “ninho” sobre ela. O segundo conselho de Jesus é ORAR, quando oramos mostramos que somos dependentes de Deus, quando oramos somos fortalecidos por Deus e podemos repreender Satanás, a oração nos dá ousadia para enfrentar o inimigo. A terceira afirmação de Jesus é “a carne é fraca”, ele nos adverte a que não confiemos em nós mesmo. Se alguém disser: “Ah! Já me encontro suficientemente maduro, não caia mais em tentação”, cuidado com essa pessoa, pois provavelmente já ela já iniciou sua queda. Todos nós estamos sujeitos a cair e não podemos facilitar.

Dicas:
• Alimente sua mente com coisas boas, muitos jovens têm colocado em suas mentes, muita sujeita, nossa mente deve ser preenchida pela palavra de Deus.

• Devemos ocupar bem o nosso tempo, fazendo atividades que nos ajude a crescer, em todos os níveis, pois “Mente vazia oficina do diabo”.

• Aceite o desafio de ir contra a maioria, quando for tentado, lembre-se daqueles que estão resistindo as tentações, veja Omo eles têm sido recompensados por sua fidelidade.

Em breve estaremos postando a continuação deste texto, clique AQUI e veja a 1ª parte.

@thamimorale

@thamimorale

Author & Editor

Has laoreet percipitur ad. Vide interesset in mei, no his legimus verterem. Et nostrum imperdiet appellantur usu, mnesarchum referrentur id vim.

Popular Posts